O mundo já deu muitas voltas, desde que Edwin Land inventou, nos anos 40 do século XX, o filme instantâneo e dará certamente muitas mais. Terá sido numa dessas muita voltas que apanhou de surpresa Florian Kaps, um entusiasta da marca e do conceito, que se propõe proceder à ressurreição da Polaroid. Para o efeito, alugou as antigas instalações da fábrica da Holanda e adquiriu a maquinaria aí existente. Agora, em conjunto com antigos engenheiros e trabalhadores da fábrica holandesa, procurará “reinventar” a fórmula mágica que permitia introduzir um mini-laboratório fotográfico (papel, revlelador, fixador…) em cada rectângulo de plástico.
O actual presidente da empresa, Tom Petters é o detentor da propriedade intelectual e dos bens da Polaroid. Foi dele que partiu a decisão de deixar de fabricar os produtos que até aí tinham constituído a sua razão de ser. A sua ambição imediata, passa por transformar uma empresa única no meio fotográfico analógico, em mais uma das muitas que inundam o mercado do digital!
Creio que as hipóteses de negócio no universo do analógico não estão esgotadas. A provar esta tese, temos o retorno em força do vinil e a permanência da Lomo em plena actividade. Os nichos de mercado que alimentam este tipo de negócios cultivam conceitos, os quais no caso da Polaroid não precisam de ser inventados. Os esforços de Florian Kaps em “ressuscitar” a Polaroid tal como a conhecemos, dirigem-se certamente a um nicho de mercado, mas ainda assim, um nicho diferenciado e um tanto ou quanto alargado. Estimam-se que existam no mundo, mil milhões de câmaras Polaroid (eu só tenho quatro !?!) e é mais do que provável que deste número só uma ínfima parte esteja activa. Ainda assim, trata-se de uma aposta na diferença, uma vez que, fabricar Polaroids digitais (como pretende Tom Petters), pareça um tanto ou quanto descabido e pouco concorrencial, num universo onde estão instalados fabricantes de prestígio que dividem entre si apertadas cotas de mercado.
A Polaroid estará certamente de volta. Como? Ainda não se sabe…
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