"Faço-lhe notar que um ser humano que não sonha é como um corpo que não transpira: armazena uma porção de toxinas"
Truman Capote

2.10.2006

O início (do caderno)

Confesso que encaro mais esta aventura com um entusiasmo “quase” infantil (!?!), daqueles que se têm quando se recebe um brinquedo novo!

Este confessado entusiasmo, de modo algum retira seriedade à atitude e empenho neste compromisso, que é também um risco [assumido], de e com a assiduidade possível, ir preenchendo aquilo a que chamarei “carnet de voyage”.

Para o percurso não defini objectivos muito precisos, nem estabeleci planos muito rigorosos. O desígnio é fazer o caminho caminhando, segundo as premissas do poema de António Machado.

Aquilo que aqui se for escrevendo e mostrando, salvo indicação em contrário, será pois da minha autoria e responsabilidade.

Serão pois apontamentos de viagem escritos em “caderno de autor”.

Quero expressar aqui um especial agradecimento à Margarida e ao João, pois sem a sua ajuda e apoio “isto” não seria possível.

Neste espaço procurarei partilhar, mais do que exibir, trabalhos, projectos, ideias, devaneios, sonhos, fantasias… pressupondo que estes e estas interessarão a mais alguém do que a mim próprio…

As formas de expressão plástica nas suas [muitas] variantes, terão papel de destaque, com natural ênfase para a imagem, porque é nesta área que exerço a minha actividade.

As múltiplas disciplinas artísticas e as várias áreas da criação cada vez mais se interpenetram e interagem, quer entre si quer com o meio e por isso mesmo influenciam vivências e se deixam por elas influenciar, combinando e recombinando linguagens diversas.

Daí a pertinência de deixar estas páginas abertas a outras actividades, de lazer e fruição e outras manifestações de criatividade, que ao integrarem essas mesmas vivências vão fazendo e desfazendo a vasta teia de cumplicidades e afinidades em que estas se fundamentam, destruindo barreiras e alargando horizontes.

No comments: