"Faço-lhe notar que um ser humano que não sonha é como um corpo que não transpira: armazena uma porção de toxinas"
Truman Capote

5.10.2009

sax symbol

É afinal, citando Boris Vian, “…como no jazz, o êxtase.”

Com esta frase se conclui por aqui, tempos atrás, um texto alusivo a um projecto denominado “Sax Appeal” que despontou (e se mostrou em 2005) no Catacumbas Jazz Bar e posteriormente circulou por vários locais em versões diversas.
Se na altura fez sentido chamar a terreiro Boris Vian por via daquela frase letal e da sua ligação ao jazz - nada circunstancial (Vian foi, para além de muito mais, trompetista), hoje por maioria de razão, se evoca de novo a expressão... Por entre livros e mais livros se resolveu mostrar, uma espécie de retomar da temática “saxual” que não se esgotara e se julgou oportuno agora retomar. Não sendo uma saga – muito longe desse intuito – nem uma reconstituição, é muito mais a continuação, um pegar após uma interrupção. Para isso, nada melhor que um território de eleição, um lugar como a Trama para albergar esta exposição.

Aqui está de novo o saxofone. Instrumento que desde a sua existência não foi muito considerado como solista, diluindo-se por assim dizer, de forma anónima por entre os metais das grandes orquestras. Foi no jazz que encontrou o seu espaço, foi através do jazz que se afirmou como solista, foi pelo jazz que conquistou o estatuto de símbolo.

A primeira realização constituiu-se como uma mostra fotográfica, posteriormente ampliada com desenhos que de algum modo replicavam, sobre outros suportes e diversos materiais, as imagens primordiais. O que agora se expõe são também fotografias e desenhos mas em técnicas e suportes diferenciados que através da cumplicidades com objectos, procuram “atar as pontas soltas” do antes com o agora, entretecendo um improvisado diálogo, sob a sombra tutelar do SAX.

4 comments:

yanmaneee said...

adidas nmd
adidas tubular
air max 2018
asics running shoes
kd 10
golden goose outlet
kate spade handbags
yeezy boost 350
air max 97
off white

shesoa said...

trouvez YSL Dolabuy top article sacs de répliques AAA Cliquez ici réplique dolabuy

polison said...

replica bags koh samui continue reading this o4z35t5m45 replica bags china find out here now o2g83i7x36 replica bags replica bags new york replica bags chicago replica gucci p8v00y8t34 replica zara bags

shasoo said...

replica ysl bags n63 x6b76w8l93 Ysl replica j49 k9f90x6f46 bags replica gucci d18 g6r57b4u86