"Faço-lhe notar que um ser humano que não sonha é como um corpo que não transpira: armazena uma porção de toxinas"
Truman Capote

3.20.2006

Umbigo


Acaba de sair o número 16 da revista UMBIGO, onde vem publicada uma parte da parte (confuso?) fotográfica, de um projecto da minha autoria denominado “Artist Line”.

Trata-se de um projecto em constante expansão que já foi parcialmente mostrado, mas não na dimensão que hoje possui.

Enquanto a sua execução decorria, fui sistematizando ideias, formulando e reformulando conceitos que deram origem a textos de reflexão, tendo como referencia este projecto. Não no sentido de o justificar, mas mais como contributo para a sua estruturação. São esses textos, “Algumas Linhas” e “Expostos às Imagens” que seguidamente apresento.

Falei de “parta da parte”… Queria aí referir-me à componente maioritariamente fotográfica deste projecto, a qual tem propósitos que se podem considerar, por assim dizer, “narrativos”, e cuja apresentação se faz por dípticos onde uma das imagens é constante.


A outra parte de que ainda não falei é constituída por peças de maiores dimensões, que a espaços regulares intercalam os já referenciados dípticos. Estas peças integram, também elas, fotografias, mas que neste caso acompanham desenhos, em técnica mista. Estes replicam as bandas listadas das fotografias que se repetem nos dípticos, mantendo a sequência e a obliquidade destas.

Como já antes mencionei, este projecto foi crescendo, sendo revisto, aumentado, reformulado, pelo que talvez se justifique de novo a sua mostra, desta vez integral.

Espero fazê-lo em breve.

2 comments:

Anonymous said...

Que lindo!!! o meu UMBIGO siu na UMBIGO??? Estás a ficar francamente famoso meu fofo... vou correr comprar uma!!!!

Anonymous said...

Já comprei a minha UMBIGO!!!!!!